Bem-vindo ao nosso site! Welcome! Bienvenue!
A nossa Clínica presta Serviço de Urgência Psicológica.
O nosso trabalho pode ajudá-lo a desenvolver o seu potencial e qualidade de vida. Desbloqueando situações emocionais ou tratando patologias psíquicas melhora a qualidade dos seus pensamentos e dos relacionamentos quotidianos.
Somos especialistas reconhecidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses em Psicologia Clínica da Saúde e Psicologia da Justiça.
Com mais de 20 anos de experiência profissional em Terapia de Casal e Familiar desenvolvemos programas de intervenção e formação para casais e famílias.
Da prática clínica resultou também a criação de um livro de poesia, intitulado “Meu Sal, poesia depois da Análise”
O que é a Psicologia Clínica?
A Psicologia Clínica é um ramo da Psicologia que se ocupa da intervenção clínica, junto de crianças, adolescentes e adultos ou grupos, nas vertentes do:
- desenvolvimento pessoal e relacional
- prevenção da saúde psicológica e relacional
- tratamento de patologias psíquicas e dos comportamentos
- reabilitação das competências relacionais e funções mentais
A Psicologia Clínica não se circunscreve, por isso, ao tratamento de patologias ou desajustes psíquicos e emocionais, sendo procurada cada vez mais para aumentar o auto conhecimento, consciencialização e melhoria dos comportamentos, estados emocionais e relacionamentos interpessoais.
O desenvolvimento da maturidade emocional, competências comunicacionais, auto estima e auto confiança dos indivíduos constituem-se as principais respostas à imprevisibilidade e instabilidade das exigências sociais atuais. Dominar estas competências representa garantir a qualidade do bem estar quotidiano, do sistema imunitário, da sanidade mental, da energia vital e do sentido e bem estar ao longo das diferentes etapas da vida.
A Psicologia Clínica é um grau académico reconhecido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Qual a importância da Psicologia Clínica na atualidade?
A importância da Psicologia Clínica na atualidade é enorme na medida em que vivemos numa época de elevada incerteza causadora de alterações no equilíbrio psíquico e nos comportamentos - nossos e dos outros.
O desenvolvimento da maturidade emocional, competências comunicacionais, autoestima e autoconfiança dos indivíduos constituem as principais respostas à imprevisibilidade e instabilidade das exigências sociais atuais.
Dominar competências pessoais e relacionais torna as pessoas mais calmas e tranquilas no seu bem-estar quotidiano; ajuda-as a regular o funcionamento do seu sistema imunitário e a vitalidade mental.
Para além disso, saber pensar os pensamentos e regular as emoções ajuda-nos a preservar a energia vital evitando o seu desvanecimento progressivo e a construir, ao longo das diferentes etapas, um sentido de vida criativo e criador.
O que é fazer Psicoterapia e qual a diferença da Psicologia Clínica?
A Psicoterapia consiste no processo de tratamento clínico que um Psicólogo Clínico, com esta especialidade reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, realiza junto dos pacientes.
A Psicologia Clínica é a formação académica base que é necessário possuir para frequentar a formação em Psicoterapia e poder (e saber) identificar, diagnosticar e tratar as perturbações psicológicas e do comportamento.
A Psicoterapia e os programas de intervenção clínicos podem ser individuais, de casal, familiar ou de grupo. Sendo modalidades distintas de intervenção visam, entre outros aspetos, potenciar capacidades e expandir competências, muitas vezes inibidas, bloqueadas ou desvirtuadas das pessoas.
A qualidade e o sucesso da intervenção dependem, em grande medida, da assiduidade e regularidade das sessões, bem como do grau de investimento e compromisso dos interessados.
Quais são os pedidos mais frequentes?
É frequente surgirem pedidos de intervenção nas seguintes áreas:
· Ansiedade/stress
· Depressão/tristeza/perda de sentido de vida
· Situações de crise - pessoal, conjugal, familiar e profissional
· Luto/perda
· Dependências - amorosas, álcool, jogo, drogas
· Distúrbios alimentares
· Separação/divórcio
· Homossexualidade
· Infertilidade e Adoção
· Orientação escolar e vocacional
· Aconselhamento parental